Defesa Civil aumenta risco de escorregamento de terra em São Sebastião para alto
Um boletim emitido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil elevou o risco de escorregamento de terra em São Sebastião de moderado para alto.
Isso porque o Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden) prevê mais chuvas até sexta-feira (16) e o solo já está bastante encharcado.
Diante dessa situação, as equipes da Defesa Civil de São Sebastião permanecem de prontidão, atuando nas ruas e realizando vistorias nas áreas afetadas. É importante ressaltar que, até o momento, não há registro de desabrigados no município.
Conforme a Casa Militar do Estado, nas últimas 24 horas foram registrados 190,1 milímetros de chuva em Juquehy; 161,5mm em Barra do Una; 168,66 em Boiçucanga e 169,2mm em Cambury, todos na Costa Sul.
Unidade de Saúde da Família
Os atendimentos das Unidades de Saúde da Família (USFs) Barra do Sahy e Juquehy 1 e 2 estão suspensos nesta terça-feira (13) devido às dificuldades de acesso causadas pelo clima. As consultas que estavam agendadas para hoje serão remarcadas, com prioridade no atendimento, a fim de evitar prejuízos aos usuários.
Unidades escolares
Em função das atuais condições climáticas e dificuldades de acesso nas regiões de Juquehy, Barra do Sahy e Cambury, as aulas nas escolas desses bairros estarão suspensas na tarde de hoje (13).
A maior dificuldade neste momento é a locomoção dos ônibus escolares, devido às vias intransitáveis em alguns trechos e no entorno das escolas, o que impossibilita também o acesso de alunos, professores e outros funcionários.
Serviços Públicos
Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira, as equipes das Regionais Municipais monitoram as áreas alagadas pelas chuvas.
Segundo a Regional Boiçucanga da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), alguns pontos de alagamentos foram detectados nos bairros Cambury (sertão), Barra do Sahy e Vila Sahy, locais em que os trabalhadores atuam nas limpezas de galerias de águas pluviais para vasão da água acumulada. Trabalhadores e maquinário estão de prontidão para qualquer emergência, juntamente a Defesa Civil, Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR).
No bairro Juquehy, segundo a equipe da regional municipal, a Avenida Mãe Bernarda, principal via de acesso está alagada, em alguns trechos, e em pontos da comunidade Morro do Esquimó.
A principal ação do momento é a continuidade da desobstrução das bocas de lobo, sarjetas e galerias de águas pluviais para escoamento, já que a previsão é de chuvas até o fim de semana e a maré está alta nesta terça-feira.
Ainda de acordo com a Regional Boiçucanga, não houve registro de alagamentos no bairro, devido as constantes limpezas gerais e drenagens, em ruas, avenidas, como a Estrada do Cascalho, principal via de acesso à localidade.
A Regional Boiçucanga da Secretaria de serviços Públicos (SESEP) abrange os bairros Cambury, Baleia, Barra do Sahy, Boiçucanga e Baleia Verde e Vila Sahy.
Em caso de emergência, é importante ligar para o telefone da Defesa Civil (199) ou para o Corpo de Bombeiros (193).