No Dia Nacional de Combate ao Fumo, Caraguatatuba destaca serviço para tratar a dependência química
Dia 29 de agosto é lembrado como Dia Nacional de Combate ao Fumo e a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, faz o alerta para ampliar a conscientização da população sobre os perigos do tabagismo convencional, e também sobre os riscos associados ao cigarro eletrônico.
Segundo o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) – Álcool e Drogas (AD), o tabaco e o cigarro eletrônico afetam negativamente os pulmões, mas também impactam diversos sistemas do corpo, aumentando as chances de câncer, doenças cardíacas e respiratórias. Além disso, os produtos químicos presentes nos cigarros eletrônicos podem causar danos imprevisíveis ao sistema respiratório.
É fundamental ter a consciência de que os prejuízos do cigarro eletrônico não devem ser subestimados. “Muitos jovens, atraídos pela suposta segurança, têm aderido a essa alternativa, sem perceber que estão expostos a substâncias nocivas, como a nicotina, que vicia e prejudica o desenvolvimento cerebral”, explica o psicólogo do CAPS AD e coordenador do grupo ‘Mudança de Hábito’, Cristiano Lanza.
O psicólogo ainda destaca que a indústria do cigarro eletrônico usa estratégias de marketing que atraem os jovens, como sabores atraentes, embalagens coloridas e campanhas publicitárias que fazem parecer “moderno” ou “descolado” usar esses produtos. “A curiosidade natural dos jovens faz com que eles queiram saber como é a sensação de vaporizar e experimentar os diferentes sabores disponíveis. Além disso, a pressão dos amigos e a influência social desempenham um papel importante”, completa Cristiano.
Abandonar tanto o tabagismo tradicional quanto o cigarro eletrônico traz benefícios notáveis. A melhora na função pulmonar, a diminuição do risco de doenças cardiovasculares e o ganho de energia são recompensas imediatas para quem toma a decisão de abandonar esses hábitos. Além disso, a recuperação do olfato, do paladar e o aumento da disposição física são conquistas que tornam essa jornada gratificante.
O serviço
É fundamental entender que parar de fumar não é fácil, porém, é possível com ajuda e determinação. Para isso, o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (CAPS AD) apresenta o programa “Mudança de Hábito”, cujo propósito é fornecer suporte e recursos a indivíduos que desejam parar de fumar.
O objetivo é auxiliar os participantes a implementarem transformações comportamentais, compreendendo os efeitos no organismo decorrentes da dependência química da nicotina. Além disso, são oferecidas orientações na formulação de um plano para a alteração de comportamentos e hábitos.
Parar de fumar requer um plano bem estruturado, apoio social, recursos de saúde, estratégias de enfrentamento e, em alguns casos, acompanhamento terapêutico e médico. “Cada pessoa é única, e a abordagem para superar o tabagismo pode variar, mas é importante reconhecer que a dificuldade em parar é real e que buscar ajuda pode aumentar as chances de sucesso”, complementa o psicólogo.
Neste Dia Nacional de Combate ao Fumo, reflita sobre os danos que o cigarro, seja ele eletrônico ou não, causa à sua saúde e ao seu bem-estar. Tome a decisão corajosa de abandonar o fumo e busque ajuda para esse processo.
Serviço
CAPS AD: Rua José Geraldo da Silva Filho, 297 – Perequê-Mirim (atrás da UPA Sul)
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Telefone: (12) 3885-4600
Foto: Divulgação/PMC