Exposição “Ancestralidade Japonesa” e workshop atraem público para Casa Severino Ferraz no Centro Histórico de São Sebastião
A Casa Severino Ferraz, localizada no Centro Histórico de São Sebastião, inaugurou a exposição “Ancestralidade Japonesa” em um evento na sexta-feira (25), seguido por um workshop no sábado (26).
Na ocasião, moradores e turistas apreciaram as telas e instalações artísticas de Elisa Akemi Watanabe e, ainda, visitaram o casarão histórico recentemente restaurado e reaberto pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass).
Durante a abertura, com música, videoarte, gastronomia oriental e momentos em que o público pôde interagir com a exposição, Elisa Watanabe – com um kimono presenteado por sua mãe – apresentou as nove telas que resultaram do seu processo de busca da identidade por meio da ancestralidade.
Emocionada, a artista ressaltou que este é um dos trabalhos mais importantes de sua vida e que foi fundamental para a autoestima e aprimoramento. “Não sei se existem palavras para descrever este momento, mas uma é especial: gratidão. Em todos os sentidos e a todos. Incrível poder compartilhar com cada um de vocês esta pesquisa e imersão profunda nas raízes da minha identidade, na arte e na cultura oriental”, completa.
Workshop
O Workshop “Estamparia em carimbos e a sua ancestralidade” reuniu cerca de 20 pessoas, que puderam aprender como materiais reutilizáveis podem se transformar em carimbos artesanais com aspectos da identidade e das culturas, e criar variadas estampas.
Os presentes fizeram uma árvore genealógica para compreender suas identidades e pensar nos símbolos que iriam produzir. Elisa também mostrou como os carimbos e os desenhos escolhidos para as telas da exposição tinham significados e ligações com a ancestralidade.
A artista e professora Larissa Ferraz, que participou do workshop, destaca a delicadeza e beleza. “É muito bom ver a qualidade deste trabalho sendo apresentado com este acabamento em São Sebastião. É possível sentir a força e a potência destas obras e nos conectarmos com a essência do caminho que ela percorreu. Sem contar a generosidade de transmitir esse conhecimento em uma oficina. Parabéns a todos os envolvidos”.
Fomento cultural
A exposição e o workshop fazem parte do Projeto “Reconectando a Ancestralidade: caminhos da alma e da autoestima”, contemplado no Edital 001/2021, do Programa de Fomento Cultural de São Sebastião da Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião “Deodato Sant’Anna” (Fundass). Acesse www.linklist.bio/elisawatanabe para mais informações sobre a artista e o projeto.
Sobre a Casa Severino Ferraz
O local restaurado pela Prefeitura possui cinco salas de exposição totalmente climatizadas, abriga o acervo com obras de Arte Sacra em Barro tradicionais do século XVII; além de informações sobre a Casa, sua história e os modos de vida da época em que a casa era habitada. É uma residência construída no final do século XVIII, localizada em quadra tombada pelo Condephaat. Você pode conhecer mais no próprio local, que possui visita monitorada, ou no site da Fundass.
Programação
A exposição pode ser visitada até o dia 22 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; e aos sábados e domingos, das 13h às 17h.
Serviço:
Exposição “Ancestralidade Japonesa”
Data: 25 de agosto a 22 de outubro
Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 13h às 17h.
Local: Casa Severino Ferraz
Endereço: Rua Expedicionários Brasileiros, 247 – Centro
Mais informações: www.linklist.bio/elisawatanabe
Gratuito / Classificação livre