São Sebastião inicia programa ‘Costuração’ com voluntárias do Cisne Branco da Marinha do Brasil
O Centro Integrado Profissionalizante (CIP), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião, em parceria com a Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião – Marinha do Brasil, iniciou as aulas do programa municipal ‘Costuração’ com Voluntárias Cisne Branco (VCB) do núcleo São Sebastião, para confecção de itens para enxoval da família naval.
Oito alunas do VCB e Família Naval participam das capacitações ‘Roteiro de Costura’ e ‘Corte, Costura e Modelagem’, com carga horária de 40 horas, todas às segundas-feiras, até o dia 23 de outubro. Vale ressaltar que, além da confecção de enxovais, o VCB possui um projeto de geração de renda para as voluntárias.
Livia Gomes Szezerbak, 32 anos, esposa do 3º sargento da Marinha do Brasil, Matheus Aguiar, elogiou o curso. “Eu já queria aprender a costurar. Me identifiquei diretamente com a máquina overloque. Além de confeccionarmos peças de enxoval, algumas de nossas produções serão doadas ao Fundo Social de São Sebastião para ajudar as famílias carentes da cidade. É muito bom aprender e ao mesmo tempo auxiliar o próximo”, disse Livia.
“Meu marido Daniel Rocha é 3º sargento da Marinha. Amo costura. Adoro criar peças de roupas. Essa parceria entre Prefeitura e a Marinha do Brasil é muito importante, pois ajudamos como voluntárias a família naval e as famílias emergencialmente vulneráveis do município”, afirmou Leonarda Vieira, 36 anos.
Maria José Cunha Malagoli, 73 anos, parabenizou a iniciativa. “Meu irmão era comandante, hoje está aposentado. Há sete anos sou voluntária do Cisne Branco. Meus filhos estão criados e meus netos encaminhados, então tenho tempo para me capacitar e ajudar. Não sou costureira, por isso vou me aprimorar em moldes e confecção de roupas e o ‘Costuração’ é uma excelente oportunidade. Parabéns a todos os envolvidos neste ótimo curso”, salientou Maria José.
“Esta parceria significa que estamos no caminho certo, ao unir geração de emprego e renda, ações sociais, voluntariado e solidariedade”, argumentou Nivea Quinsan, diretora CIP.
Voluntárias Cisne Branco
O Voluntárias Cisne Branco (VCB) é um segmento do Abrigo do Marinheiro, organização civil sem fins lucrativos, que tem o propósito de contribuir para o bem estar dos militares e servidores civis da Marinha, por meio de atividades sociais complementares.
Implantado em 20 de dezembro de 2008, a partir da iniciativa das esposas dos oficiais da Marinha, o Departamento ‘VCB’, conta com o apoio de patrocinadores, parceiros e voluntários para promover projetos e ações sociais solidárias de apoio à família naval.