Surfista sebastianense é vice-campeã brasileira na categoria sub-12
A surfista sebastianense, Manu Medeiros, terminou o Circuito Brasileiro de Categorias de Base 2023 em segundo lugar na categoria Sub-12. A competição foi realizada no último fim de semana, na Praia da Ferrugem, também conhecida como Garopaba, em Santa Catarina (SC).
“Estou muito feliz por essa conquista e só tenho a agradecer a todos que contribuíram para que isso acontecesse. Agradeço a Deus, em primeiro lugar, por me dar saúde e a minha família que embarcou no meu sonho e me apoia em tudo”, comentou a atleta.
Manu surfa desde os quatro anos de idade e começou a participar de competições com nove anos. Desde então, a surfista já conquistou pódio no Campeonato Paulista, primeiro lugar no Campeonato Sebastianense na categoria Sub-12 e terceiro lugar em uma etapa do Brasileiro.
De acordo com o pai de Manu, José Medeiros, apesar do foco na carreira de surfista, a filha se mantém sempre presente na escola e possui uma rotina organizada para conseguir ter uma agenda que não prejudique os estudos e os momentos de lazer.
“A Manu, depois da escola, tem aulas de funcional, natação, jiu-jitsu, inglês e sempre utiliza uma hora do dia para surfar. Tudo se encaixa e ela já está acostumada com esse dia a dia. Tenho muito orgulho por vê-la tão empenhada desde pequena em alcançar seus os objetivos e como pai só a incentivo”, explicou José.
Seleção Paulista
Com o resultado, Manu contribuiu para a Seleção Paulista de Surf (SPSurf), que representou a Federação de Surf do Estado de São Paulo, se tornar campeã da competição. Além de Manu, outros surfistas sebastianenses ajudaram nesse resultado da equipe, como Mayara Zampieri que terminou em terceiro lugar na categoria Sub-16, Matheus Neves e João Vitor que também integraram o grupo.
A equipe demonstrou determinação ao conquistar a vitória na primeira etapa, alcançar o segundo lugar na segunda etapa e fechar com chave de ouro ao conquistar o 16º título por equipes na terceira etapa, em Garopaba.
“Essas conquistas não apenas enchem de orgulho o Estado de São Paulo, mas também mostram a força e o talento da nova geração de surfistas que está surgindo no cenário esportivo. A Seleção Paulista de Surf continua a escrever sua história de sucesso, deixando uma marca indelével no campeonato nacional de surfe. A Federação de Surf do Estado de São Paulo e todos os envolvidos nesse projeto têm motivos para comemorar”, comentou Zé Paulo, presidente da SPSurf.