Palestra marca término da Campanha do Outubro Rosa no Paço Municipal de Caraguatatuba
Funcionárias e funcionários das Secretarias da Fazenda, Administração, Obras Públicas, Assuntos Jurídicos e Gabinete do Prefeito assistiram à palestra “Câncer de mama tem cura! Vamos tocar nesse assunto?” na manhã da última quinta-feira (26/10), no Paço Municipal, no Centro. A atividade integra a Campanha do Outubro Rosa da Secretaria da Fazenda.
A palestra foi ministrada pela enfermeira do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), Maria Cosma Rodrigues da Silva, e abordou a importância do autoexame periódico e do tratamento na fase inicial da doença.
O prefeito Aguilar Junior recorda que a saúde da mulher era uma das prioridades do seu mandato. “Em 2016, quando tive a oportunidade de sair candidato a prefeito pela primeira vez, nós criamos um capítulo voltado para a mulher e depois desenvolvemos diversos projetos. O objetivo dessa manhã é continuar a conscientização em relação ao câncer de mama porque durante o ano temos um programa voltado para a saúde da mulher”, destacou.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Aguilar, disse que momentos de informação e reflexão como esses são muito importantes. “Nós (mulheres) cuidamos de todo mundo, mas vamos olhar para nós porque temos que estar bem para cuidar das outras pessoas”, enfatizou. “Além de toda a estrutura de saúde que a gente sabe que existe e tem condições de ir buscar a prevenção e o tratamento, o meu recado para vocês é: parar e olhar para nós mesmos, aproveitar essa oportunidade para cuidarmos de nós”, recomendou.
O evento também contou com a participação do secretário da Fazenda, Nelson Hayashida; da secretária adjunta da Fazenda, Nadine Guedes; do secretário de Saúde, Gustavo Boher; da secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo; e do médico cirurgião geral e oncologista, Élvio José Teixeira Pinotti.
Outubro Rosa no Paço
Durante a palestra “Câncer de mama tem cura! Vamos tocar nesse assunto?”, a enfermeira do Centro de Referência da Mulher (Pró-Mulher), Maria Cosma Rodrigues da Silva, destacou a importância de fazer o autoexame com frequência. “Quando eu faço isso, começo a observar as diferenças da minha mama. ‘Ah, tá se eu sentir aqui um caroço?!’ Na dúvida, procure o postinho, o profissional de saúde”, recomendou.
A Campanha do Outubro Rosa no Paço Municipal foi idealizada pela servidora da Área de Fiscalização Tributária da Secretaria da Fazenda, Aldenira Portela Vale, em outubro de 2014. Entre 2011 e 2012, Aldenira foi diagnosticada com a doença no final da gravidez e como forma conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, ela começou a promover a campanha no Paço Municipal com palestras e arrecadação de lenços, bonés e turbantes, que serão destinados aos pacientes em tratamento quimioterápico do Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN).