Defesa Civil de Caraguatatuba e Agentes Comunitários de Saúde definem estratégias dentro do PPDC
Integrantes da Defesa Civil de Caraguatatuba e cerca de 100 Agentes Comunitários de Saúde do município estiveram reunidos nesta quinta-feira (21), em auditório da Fundacc, para definir estratégias de ação dentro do Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC).
O objetivo da reunião foi falar sobre o PPDC e preparar o grupo de agentes de Saúde para ações específicas nos momentos críticos em que for necessário o trabalho preventivo de retirada de pessoas de áreas de risco.
Estiveram presentes ao encontro o coordenador da Defesa Civil, Capitão Campos Júnior; o secretário da Saúde, Gustavo Boher; a secretária adjunta de Saúde, Derci Andolfo, e a secretária de Assistência Social, Mariana Estella Cestari Lese, entre outras autoridades.
Na ocasião, Campos Júnior exibiu o vídeo “Áreas de risco: Informações para prevenção”, produzido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). Veja no link: https://www.youtube.com/watch?v=w85h0_P5CCs , que de forma didática, mostra como detectar situações extremas em áreas de de risco como casas muito próximas a barrancos, trincas no solo, no chão das casas, nas paredes.
Para o Capitão Campos Júnior, ninguém conhece melhor a cidade que os agentes de Saúde. “Eles conhecem os bairros, as casas por dentro, seus moradores, pessoa por pessoa, os remédios que tomam, as pessoas com deficiência e suas necessidades especiais. São representantes que, somados, conhecem um por um dos mais de130 mil habitantes da cidade”.
Segundo ele, assim como os integrantes da Defesa Civil, os agentes de Saúde também estão na ponta da linha e, bem preparados, serão importantes nos momentos críticos que requerem a ação preventiva junto aos moradores em áreas de risco.
Ao final da reunião, foram definidos os chamados “pontos de encontro”, que são os locais onde as pessoas em áreas de risco serão levadas para ficar a salvo e em seguida serem resgatadas. Cada área de risco terá definido um ponto de encontro e quem serão os agentes de Saúde que estarão responsáveis pelo contato com esses moradores.
O PPDC
Desde o dia 1º de dezembro, Caraguatatuba conta com o Plano Preventivo da Defesa Civil (PPDC), que ocorre até 31 de março de 2024 e tem por objetivo evitar ocorrências de mortes, com a remoção preventiva e temporária da população que ocupa as áreas de risco, antes que os escorregamentos atinjam suas moradias.
O PPDC é dividido em quatro estados: observação, atenção, alerta e alerta máximo, conforme o acumulado de chuvas nas áreas de riscos. Atualmente, Caraguatatuba tem 19 áreas de risco em 54 setores.
Para monitorar as condições climáticas Caraguatatuba possui um sistema exclusivo de monitoramento chamado Monitor Geopixel, que nos auxilia com informações que são cruzadas com dados da Defesa Civil do Estado e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Uma das novidades desta temporada serão as previsões mais precisas que vêm de uma estação meteorológica recentemente instalada em Ilhabela e que vai monitorar todo o Litoral Norte.
As receber as previsões, a Defesa Civil de Caraguatatuba emite os alertas pelas redes sociais da Prefeitura e mensagens de texto (SMS) enviadas pela Central 156 aos munícipes. Assim, é possível alertar a população sobre a possibilidade de ocorrência dos mais diversos eventos, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo e raios.
Foto: Divulgação/PMC