Apresentações dos Corpos Estáveis de Dança e de Teatro de São Sebastião reúne grande público no Teatro Municipal
O Teatro Municipal foi palco das estreias dos espetáculos dos Corpos Estáveis de Dança e de Teatro de São Sebastião 2023, ambos integrantes do Programa Bolsa Cultural, oferecido pela Prefeitura, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass). O evento ocorreu no último dia 27 de dezembro.
As apresentações foram um grande sucesso, reunindo cerca de 340 pessoas na plateia, que puderam prestigiar o espetáculo ‘Passos em Memória’, uma homenagem à grande artesã Adélia Barsotti, apresentado pelo Corpo Estável de Dança; e também o espetáculo teatral ‘O Tartufo – Não há pecado para quem peca em silêncio’, adaptação da obra de Molière, apresentado pelo Corpo Estável de Teatro.
“O Corpo Estável de Dança vai muito além de ser apenas um elenco de bailarinos. Este projeto desempenha um papel fundamental no fomento da dança no município, proporcionando oportunidades valiosas aos artistas locais, ajudando a construir uma base sólida para o crescimento da dança na cidade. O apoio e incentivo oferecido por meio desse projeto, somando aos trabalhos desenvolvidos nas Oficinas Culturais, a realização do Festival Todas as Danças, entre outras ações, vem potencializando o setor e posicionando o município como uma grande referência”, ressalta o orientador artístico do Corpo Estável de Dança, Felipe Kmada.
“Vejo como sinal de um passo dado à frente. Um crescimento cultural que a cidade vivencia. Trabalhar e potencializar a produção na cidade, onde bolsistas podem se dedicar é um sonho realizado. Quantos de nós não sonhamos isso? Muitos de nós sonhamos. O passado sonhou e o presente realizou. Lindo foi o processo. Tão rápido, mas dinâmico. A dedicação dos bolsistas/atores foi muito mais empolgante do que a técnica aplicada. Porém, a aplicação da técnica deu asas aos bolsistas que desenvolveram, criaram e construíram seus espetáculos de setembro até aqui. Pouco tempo, mas de uma competência inabalável”, disse a orientadora artística do Corpo Estável de Teatro, Didi Moreira.
O Programa Bolsa Cultural tem o objetivo de oferecer acesso à cultura, por meio do estímulo à criação artística, democratização das condições de produção, oferta de formação especializada e revelação de talentos nas áreas do teatro e da dança, integrando os corpos estáveis na programação de eventos da cidade.