São Sebastião é o primeiro município do Litoral Norte a oferecer serviço de córnea com ênfase em tratamento de ceratocone pelo SUS
No dia 20 de janeiro, data em que se comemora o Dia do Padroeiro de São Sebastião, que dá nome ao município, terá início na rede municipal de saúde, o serviço de oftalmologia com ambulatório de córnea cirúrgico.
O serviço inovador é ofertado em poucos municípios do Estado de São Paulo via Sistema Único de Saúde (SUS). São Sebastião é pioneiro no Litoral Norte.
O oftalmologista Glauco Reis Gonçalves, coordenador da equipe médica que realizará os atendimentos, explica que a ênfase do serviço será na triagem, acompanhamento e cirurgia de pacientes portadores de ceratocone.
“Teremos, também, um tomógrafo de córnea de última geração para avaliar os pacientes de forma mais precisa”, conta o médico.
Ceratocone é uma doença geralmente bilateral que afeta a curvatura da córnea. Quase sempre é acompanhada de fotofobia, conjuntivite alérgica e baixa de visão. Ocorre, principalmente, em pessoas entre 10 e 45 anos.
“A doença possui componente hereditário em sua etiologia, e quanto mais cedo aparece, mais agressivo é. Por isso, quanto antes iniciar tratamento, melhor o prognóstico visual do paciente”, explica o oftalmologista.
No dia 20, cerca de 40 pacientes passarão em consulta com oftalmologista especialista em córnea, onde serão avaliados e receberão a indicação do tratamento. Atualmente, cerca de 100 pacientes aguardam esta avaliação.
“Caso for indicado tratamento cirúrgico, este será realizado no Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS), após a realização de exames pré-operatórios e agendamento no centro cirúrgico”, explica o coordenador da equipe médica.
O oftalmologista explica, ainda, que as cirurgias propostas serão Cross linking e implante de anel intra estromal.
“Os pacientes do município chegavam a aguardar mais de três anos para serem atendidos em serviços de referência do Estado e agora serão tratados aqui”, diz.
Os pacientes serão referenciados da Secretaria de Saúde (SESAU) para o hospital, por meio de agendamento via Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (CROSS).