Professores de São Sebastião participam de formação prática do programa de Robótica Educacional
Professores das disciplinas de Tecnologia e Inovação e Empreendedorismo e Tecnologia participaram da formação prática do programa de Robótica Educacional promovido pela Secretaria da Educação da Prefeitura de São Sebastião, nesta quinta-feira (16).
A capacitação ocorreu em quatro polos, localizados nas escolas municipais Henrique Botelho, da Vila Amélia, Prof.ª Edileusa Brasil Soares de Souza, de Maresias, Prof.ª Patricia Viviani Santana, da Topolândia, e Prof. Antonio Luiz Monteiro, de Boiçucanga.
Após participar do lançamento do programa e da formação teórica, que ocorreram na última terça (14) e quarta-feira (15), os professores colocaram a mão na massa e aprenderam na prática as possibilidades de aplicação do material de robótica, vivenciando as mesmas propostas que serão passadas para os alunos.
Para a professora Ana Paula Leite, da Escola Municipal Prof. Dr. José Machado Rosa, da Vila Amélia, a nova proposta tem múltiplas potencialidades. “Participar do curso de robótica pela primeira vez, para mim, está sendo incrível e desafiador. Estou aprendendo não somente a construir e programar, mas também perceber e colocar em prática habilidades de trabalhar em grupo.”
A educadora também comenta que o material trabalha outras áreas importantes para o desenvolvimento dos alunos. “Eles terão a possibilidade de ver que em grupo a resolução de problemas, na verdade, acaba sendo muito mais fácil. Eu tenho certeza que essas aulas de robótica vão deixar um impacto duradouro na vida deles e eles vão perceber o quanto essa tecnologia pode contribuir na vida e o principal, estimular o interesse pela ciência, pela tecnologia.”, diz Ana Paula.
Ao todo, mais de 11 mil estudantes de 26 escolas municipais terão aulas que estimulam o pensamento computacional e ensinam habilidades e competências importantes para desenvolvimento humano e tecnológico, por meio de metodologias ativas que utilizam os kits educacionais da LEGO® Education. O projeto também conta com orientadores educacionais especialistas em robótica que acompanharão os professores ao longo do ano letivo.