Dia do Meio Ambiente: escolas municipais de Caraguatatuba recebem ação didática sobre reciclagem e cinema
Duas escolas da rede municipal de ensino de Caraguatatuba recebem na próxima quarta-feira (5/6), Dia Mundial do Meio Ambiente, uma ação didática sobre a importância da separação de resíduos, coleta seletiva e reciclagem do lixo domiciliar.
Batizado de “[Re]Ciclo de Cinema 2024”, o projeto é promovido pela STR Produção e Marketing Cultural e conta com o apoio da Mind Lab, empresa que impulsiona a educação em milhares de escolas públicas e privadas por todo o Brasil.
As instituições participantes da ação serão a EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos e a EMEF Professora Maria Aparecida de Carvalho, ambas no bairro Tinga. Quase 1 mil pessoas devem ser impactadas pela iniciativa.
O evento tem como foco os alunos dos Ensinos Fundamental I e II e é gratuito para os estudantes das duas instituições. As atividades serão compostas por uma oficina de reciclagem de papel, dinâmicas com jogos educativos e a exibição de um filme voltado ao público infanto-juvenil. O objetivo é lembrar da importância da data, criada para enaltecer a importância de cuidar do planeta com propostas sustentáveis e que valorizem a preservação.
Serão três apresentações ao longo do dia. A primeira, às 8h, na EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos. A segunda, a partir das 13h30, na EMEF Professora Maria Aparecida de Carvalho. À noite, a partir das 19h, acontece o “Cinema na Praça”, conclusão do projeto na cidade que reúne uma apresentação sobre os conceitos de coleta seletiva e reciclagem, vídeos explicativos e mais um filme, “O Menino que Descobriu o Vento”, na Praça do CIDE do Tinga, em frente ao segundo colégio participante da ação. Toda comunidade pode participar, desde crianças pequenas até o adulto com idade avançada.
“O projeto tem como objetivo conscientizar as pessoas desde muito jovens sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e a importância de cuidar do meio ambiente como proposta de garantia do futuro da fauna e flora mundiais. Além disso, temos a oportunidade de valorizar o trabalho da reciclagem realizado em cada região por onde passamos e de enaltecer outras ações didáticas com foco na preservação ambiental”, afirma Sérgio Rodrigues, Diretor da STR Produção e Marketing Cultural.
Para a Mind Lab, patrocinadora do evento, a valorização de ações que incentivem o bem-estar ambiental faz parte de um olhar para o futuro. “Nossos projetos têm no DNA o cuidado com o amanhã. Temos uma atuação muito forte com crianças, desde a primeira infância até a fase adulta, e sabemos o quão relevante é incentivar as boas práticas em prol do meio ambiente”, comenta Manoela Frug, Gerente de Marketing da Mind Lab. “Estamos felizes em fazer parte dessa ação que vem plantando sementes para termos um futuro com cidadãos compromissados com a causa ambiental”, acrescenta.
Financiada pela Mind Lab e pelo Ministério da Cultura, a iniciativa não tem custos para a Prefeitura da cidade, pais, responsáveis ou escolas envolvidas. Em 15 anos de existência, o [Re]Ciclo de Cinema já atendeu mais de 2 milhões de alunos, distribuídos por todo o território nacional.
A secretária de Educação de Caraguatatuba, Karina Soares, afirma que essa será mais uma ação desenvolvida por meio da parceria Prefeitura e Mind Lab. “O nosso conteúdo pedagógico trata a questão do meio ambiente como um dos temas importantes para a formação dos nossos estudantes”, destaca.
Sobre a Mind Lab
A Mind Lab existe para mudar a realidade socioeconômica e educacional do Brasil, fomentando um ecossistema comunitário e criando sinergia entre projetos que impactam mais de 15 milhões de pessoas, reduzindo desigualdades educacionais e tirando pessoas da linha da pobreza.
Por meio do programa MenteInovadora e da eduK, unidades de negócio que possuem propósitos de transformação social e que visam a redução das desigualdades na educação e na geração de renda, sobretudo com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade econômica, a Mind Lab já impactou mais de 15 milhões de pessoas nas duas unidades de negócios. O MenteInovadora já desenvolveu 7,3 milhões de pessoas, capacitando 185 mil professores, em 17 Estados brasileiros. A eduK já impactou mais de 9 milhões de pessoas.