Prefeitura de São Sebastião entrega aparelhos auditivos e equipamentos de tecnologia assistiva

Pacientes com deficiência auditiva de São Sebastião e outros pacientes com deficiência foram contemplados com novos aparelhos auditivos e equipamentos de tecnologia assistiva pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) e da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), nesta quinta-feira (4), no Centro de Reabilitação da Topolândia.
Ao todo, 22 aparelhos auditivos e 18 equipamentos de tecnologia assistiva foram entregues. Antes da entrega, todos os pacientes contemplados passaram por avaliação junto à equipe de fonoaudiologia e fisioterapia da Reabilitação.
O prefeito Felipe Augusto lembrou durante seu discurso as principais obras e entregas de melhorias nos serviços de saúde municipais feitos durante sua gestão e também destacou projetos já em andamento. “Hoje temos diversas ruas de São Sebastião sendo pavimentadas e passando por um processo de revitalização urbana, com obras de melhorias da estrutura da cidade de Costa a Costa. Hoje, na Saúde, temos a grande honra e alegria de entregarmos estes aparelhos auditivos e equipamentos de tecnologia assistiva. Vocês não fazem ideia do quantos, nós, como equipe de gestão municipal, também ficamos extremamente felizes em poder realizar estas entregas e contemplar a cada paciente. Sabemos que o corpo muda e novas necessidades surgem, por isso, essa troca de equipamentos e constância nestas entregas é de extrema importância”, afirmou o prefeito.
O vice-prefeito Reinaldinho Moreira agradeceu a todos os profissionais que trabalham em ações de acessibilidade no município. “Vocês que se dedicam à inclusão e reabilitação dos nossos pacientes trabalham com transformação de vidas, e vocês concretizam sonhos diariamente. Hoje, estamos aqui para efetivar mais uma entrega de aparelhos auditivos e equipamentos de tecnologia assistiva – trabalho único, que vocês só encontram aqui em São Sebastião. Além disso, hoje os surdos e pessoas com deficiência auditiva chegam em qualquer serviço da saúde municipal e, por meio do Qrcode de cartazes, são conectados a uma plataforma com intérprete de Libras que traduzirá todo atendimento. Esta tecnologia e inclusão só encontramos aqui em São Sebastião graças ao árduo trabalho e dedicação de toda equipe da atual gestão”, ressaltou Reinaldinho.
A secretária de Saúde, Laysa Pires, falou sobre a importância da entrega dos aparelhos. “Agradeço a toda equipe da Reabilitação e a todos que lutam diariamente para dar dignidade e saúde aos nossos pacientes, por meio destes equipamentos. Graças ao prefeito Felipe Augusto e ao intenso trabalho também do vice-prefeito Reinaldinho, quando atuou como secretário de Saúde, colhemos hoje os frutos destas entregas com minha alegria e orgulho da atual gestão municipal de São Sebastião”, destacou.
A secretária da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI), Michele Hiraoka, lembrou em seu discurso a importância desta prestação de serviços na área da inclusão. “Meu pai chegou a usar cadeira de rodas e, se hoje estivesse vivo, estaria usando um aparelho auditivo. Em nome dele, hoje tenho a imensa honra de estar secretária da SEPEDI e poder fazer pelo próximo o que não deu tempo de fazer pelo meu pai. Agradeço imensamente ao prefeito Felipe Augusto e ao vice-prefeito, Reinaldinho Moreira por essa rica oportunidade. Quero me colocar à disposição de todos os munícipes e fazer a diferença na vida de cada um que precisar dos serviços da SEPEDI”, relatou Michele.
O vereador Edvaldo Pereira, o Teimoso, testemunhou que agora também usa aparelho auditivo e o quanto isso tem mudado sua relação com as pessoas. “Como vereador, ficava constrangido, porque as pessoas me chamavam na rua e eu não ouvia. Passava por metido e parecia que eu estava ignorando estas pessoas. Hoje, com aparelho, vejo o quanto faz diferença e dizem que até minha dicção também já melhorou bastante”, relatou Teimoso.
O menino Davi Dias Costa, 6 anos, foi o primeiro a receber uma cadeira de rodas, que, segundo a mãe, ele chama de “motinho”. Com muita alegria e entusiasmo, a criança já inaugurou a cadeira nova, emocionando todos os presentes.
A técnica de enfermagem Luciana Rosa, moradora da Enseada, foi uma das pacientes contempladas e agradeceu à gestão municipal pela iniciativa. “Este aparelho vai me ajudar muito no meu trabalho, pois tenho dificuldade de entender meus pacientes e, muitas vezes, preciso pedir para que eles repitam o que foi dito. Este é o terceiro aparelho auditivo que recebo e minha comunicação melhorou demais e consigo entendê-los sem problema, quando estou com o aparelho”, relatou a profissional.
Com foco na inclusão deste público, além destas entregas, nesta última semana a Prefeitura de São Sebastião também promoveu o lançamento do Programa Saúde em Libras, no Teatro Municipal de São Sebastião.
O programa tem como objetivo proporcionar aos munícipes surdos e com deficiência auditiva atendimento com tradução da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os serviços de Saúde do município.
Todas estas ações tem como lema ‘São Sebastião, por uma sociedade mais inclusiva’, dentro de um contexto de atendimento que tem cadastrado cerca de 100 surdos dentro do Sistema Único de Saúde (SUS) municipal.
Pacientes da Reabilitação de São Sebastião também contaram com uma Festa Junina, na manhã desta quinta-feira, dentro da unidade promovida aos pacientes e familiares.