São Sebastião e WSL confirmam etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe em Maresias
A cidade de São Sebastião será palco da quarta etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe, entre os dias 14 e 17 de setembro, na Praia de Maresias. A competição faz parte da World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS), divisão de acesso para o Challenger Series, e tem status QS 1000 para o ranking regional da WSL South America no masculino e feminino.
Depois de passar pelas cidades de Saquarema (RJ), Garopaba (SC) e Salvador (BA), o campeonato chega a São Paulo para definir os convidados (wildcards) para a etapa brasileira do Challenger Series, o Corona Saquarema Pro apresentado por Banco do Brasil, que vai ocorrer entre os dias 14 e 21 de outubro em Saquarema, no Rio de Janeiro.
Serão premiados quem terminar em primeiro nos rankings masculino e feminino, computando os resultados das quatro etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2023. Esta é a segunda edição do Circuito Banco do Brasil de Surfe, que teve no ano passado três etapas do QS 1000 em Garopaba, Salvador e Ubatuba, com a cearense Silvana Lima e o paulista Gabriel Klaussner como campeões.
Um dos principais propósitos da WSL, em parceria com o Banco do Brasil, está na criação de oportunidades para novos talentos do surfe. Ao passar por diferentes regiões do país com as etapas do Qualifying Series, a Liga tem gerado reconhecimento local e tentado ampliar o desenvolvimento da modalidade no país, que se tornou uma potência no esporte. Nas últimas oito edições mundiais, por exemplo, o Brasil foi campeão em seis delas.
“A parceria com o Banco do Brasil tem sido fundamental para dar oportunidade a novas gerações do surfe brasileiro. Em Maresias, um dos berços da modalidade no país, queremos manter a essência das competições anteriores ao desenvolver talentos locais e apoiar a comunidade apaixonada pelo esporte”, afirma Ivan Martinho, presidente da WSL na América Latina.
Além do aspecto técnico, a competição ganha um caráter social devido à tragédia climática de fevereiro. Com apoio do Banco do Brasil e da Prefeitura de São Sebastião, a WSL mantém trabalhos para o crescimento do esporte e a transformação da sociedade através da modalidade.
Outra novidade ocorrerá em 16 de setembro (terceiro sábado do mês) – Dia Internacional da Limpeza Costeira, pauta apoiada pela Liga em todos os níveis competitivos, com uma ação de limpeza em praias da região onde a prova acontecerá.
“Neste momento de retomada da economia de nossa cidade é muito importante que tenhamos eventos como este da WSL sendo realizado em terras sebastianenses. Vamos movimentar a economia local, gerar empregos e mostrar ao mundo que São Sebastião está se reconstruindo com segurança, responsabilidade e de maneira consciente”, celebra Felipe Augusto, prefeito de São Sebastião.
Depois de cinco anos, São Sebastião consegue sediar um campeonato realizado pela WSL Latin America. O evento vai receber todo o apoio da Prefeitura de São Sebastião e patrocínio do Banco do Brasil.
Para a secretária de Esportes de São Sebastião, Elaine Nunes Maciel, a ideia de São Sebastião sediar novamente uma etapa do WQS é empolgante para os surfistas e o turismo da cidade.
“Acredito que nos enche de expectativas, uma vez que o evento traz além de grandes atletas, uma expectativa turística, numa época importante e de reconstrução do nosso município”, completou a secretária.
A competição será transmitida ao vivo pelo perfil da @WSLBrasil no TikTok e pelo WorldSurfLeague.com e Aplicativo da WSL.
RANKINGS DO CIRCUITO BANCO DO BRASIL DE SURFE:
TOP-5 DA CATEGORIA MASCULINA – 3 etapas
1.o: Gabriel Klaussner (SP) – 1.516 pontos
2.o: Mateus Herdy (SC) – 1.450
3.o: Cauã Costa (CE) – 1.350
4.o: Rafael Teixeira (ES) – 1.150
5.o: Ian Gouveia (PE) – 1.066
TOP-5 DA CATEGORIA FEMININA – 3 etapas
1.a: Tainá Hinckel (SC) – 2.150 pontos
2.a: Laura Raupp (SC) – 2.000
3.a: Karol Ribeiro (RJ) – 1.445
4.a: Juliana dos Santos (CE) – 1.200
5.a: Sophia Medina (SP) – 1.150
RANKINGS SUL-AMERICANOS DA WSL SOUTH AMERICA
TOP-10 DA CATEGORIA MASCULINA – 7 etapas
1.o: Mateus Herdy (BRA) – 6.182 pontos
2.o: Ian Gouveia (BRA) – 5.200
3.o: Cauã Costa (BRA) – 5.055
4.o: Rafael Teixeira (BRA) – 4.402
5.o: Luel Felipe (BRA) – 4.100
6.o: Heitor Mueller (BRA) – 4.021
7.o: Gabriel Klaussner (BRA) – 3.575
8.o: Lucas Vicente (BRA) – 3.308
9.o: Rodrigo Saldanha (BRA) – 3.140
10.o: Nacho Gundesen (ARG) – 3.041
TOP-10 DA CATEGORIA FEMININA – 7 etapas
1.a: Tainá Hinckel (BRA) – 8.125 pontos
2.a: Sophia Medina (BRA) – 6.645
3.a: Laura Raupp (BRA) – 6.265
4.a: Isabelle Nalu (BRA) – 4.837
5.a: Vera Jarisz (ARG) – 4.667
6.a: Kalea Gervasi (PER) – 3.871
7.a: Naire Marquez (BRA) – 3.728
8.a: Arena Rodriguez Vargas (PER) – 3.723
9.a: Melanie Giunta (PER) – 3.490
10.a: Karol Ribeiro (BRA) – 3.480