São Sebastião e Defesa Civil do Estado assinam convênio para contenção de encosta em Cambury

O escorregamento de terra que teve na Rua Olímpio Faustino, em Cambury, Costa Sul de São Sebastião, vai passar por uma grande obra de contenção de encostas. O recurso será repassado pela Defesa Civil do Estado. O convênio foi assinado nesta segunda-feira (9), pelo governador Tarcísio de Freitas.

A obra faz parte de um pacote de intervenções em encostas e drenagem, realizado pela Prefeitura de Sebastião, por meio da Secretaria de Obras (SEO), sendo que algumas têm a contrapartida do Estado.

No caso da Rua Olímpio Faustino, será feita a contenção de talude com retaludamento e muro atirantado. Em 19 de fevereiro de 2023, o morro caiu e chegou a derrubar muro e portão de algumas casas que estavam na parte de baixo da via pública.

A área é uma das monitoradas pela Defesa Civil do município que faz o acompanhamento das obras para verificar se não há problemas de novos escorregamentos ou riscos.

As obras emergenciais serão realizadas em Boiçucanga (Rua Guilherme dos Santos e Rua Arthur Leal de Almeida), Toque-Toque Grande (Rio Itajubá), Juquehy (Vila Pernambuco, Vila Progresso, Vila Esquimó e Vila Pantanal), Barra do Sahy (Vila Paraíso) e Itatinga (Rua Antônio Tenório dos Santos).

De acordo com o governador Tarcísio de Freitas, o pacote de obras e aquisições de 22 novos veículos somam R$ 55 milhões em investimento estadual.

“Tem sido recorrente a gente fazer eventos da Defesa Civil para celebrar convênios ou entregar obras e equipamentos. Isso significa que estamos diante de uma situação que veio para ficar. As mudanças climáticas são realidade, estamos vendo o que está acontecendo no Brasil inteiro. De fato, a situação exige preparação. A Defesa Civil do Estado está trabalhando com os municípios para proporcionar uma rede de proteção e também na prevenção”, afirmou.

A cerimônia também teve a participação do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel PM Henguel Ricardo Pereira, e do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado, além de deputados, prefeitos, vereadores e agentes dos sistemas de Defesa Civil.

A obra em São Sebastião faz parte do pacote que envolve 11 convênios e vão beneficiar também as cidades de Álvares Machado, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Laranjal Paulista, Lins, Pinhalzinho e Tupã.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.