Prefeitura de Caraguatatuba registra aumento de 25% no índice de colocação de PcDs e idosos no mercado de trabalho
Um balanço apresentado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) da Prefeitura de Caraguatatuba aponta que no ano de 2023 houve um aumento na colocação de pessoas com deficiência (PcDs) e idosos no mercado de trabalho.
Em 12 meses foram realizados 682 atendimentos, feitos 1.463 encaminhamentos de currículos e efetivadas 35 contratações.
Para esse resultado considerado positivo, a Sepedi conta com o Setor de Empregabilidade que recebe currículos dessas pessoas que querem entrar no mercado de trabalho, faz a prospecção de vagas em empresas locais, encaminha os interessados e dá suporte ao empregado e ao empregador no processo de adaptação às funções.
Para entender essa evolução no atendimento, em 2022, o Setor de Empregabilidade prestou 475 atendimentos, fez 555 encaminhamentos a empresas e efetivou 28 contratações.
A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho começa com a realização de um cadastro dos interessados, na Sepedi; acolhimento e orientações técnicas aos candidatos; recebimento de currículos; capitação de vagas de emprego junto às empresas; seleção e encaminhamento de currículos cadastrados na Sepedi, conforme perfil das vagas ofertadas pelas empresas.
Após esse processo, contratados e contratantes parceiros recebem apoio na fase de adaptação da PcD ao ambiente de trabalho junto às funções a serem desempenhadas e também no relacionamento com os colegas.
Todas as pessoas com deficiência que queiram ingressar no mercado de trabalho podem procurar o Setor de Empregabilidade, das 8h às 16h30, de segunda à sexta-feira, na Avenida Jorge Burihan, 30, bairro Jardim Jaqueira e procurar as técnicas Maria Elvira Alves ou Rosana Passos.
A Sepedi destaca a importância da participação dos comerciantes da cidade, na admissão de PcDs em seus quadros de funcionários, visando a construção de uma sociedade mais inclusiva.