Prefeitura de Ilhabela comunica alteração de rota nas obras do novo acesso à região sul
Haverá interdição em trecho da via, que será total para veículos de grande porte, das 0h às 5h, de segunda a sexta-feira; Veículos pequenos usarão rota alternativa, nos dois sentidos; Usuários do transporte coletivo farão trecho em vans da Fênix
Com o intuito de melhorar a mobilidade urbana, a sustentabilidade, e promover a diminuição de acidentes, a Prefeitura de Ilhabela altera, a partir da próxima semana, a rota viária em um trecho da Avenida Brasil, com início na subida do Piúva, sentido sul.
Interdição será total para veículos de grande porte, das 0h às 5h, de segunda a sexta-feira; os pequenos terão um desvio de rota, saindo da Avenida Brasil na altura do número 268 e seguindo pela Rua Aristides de Geremias Faria e Rua Barra Velha até retornar à Avenida Brasil, nos dois sentidos. Usuários do transporte coletivo farão trecho em vans da Fênix.
O objetivo é prejudicar minimamente a população durante a retirada de material rochoso, que apresenta fissuras que vêm aumentando com frequência, com risco iminente de queda. De acordo com o secretário de Obras e Planejamento Urbano, Flávio Miranda, “houve alerta desses riscos pela Defesa Civil e pelo Instituto Geológico (IG)”.
Transporte Coletivo
Os usuários do transporte coletivo, durante a madrugada, serão levados por uma van pela empresa Fênix pela rota alternativa, sendo transferidos em seguida para o ônibus. Os horários de partida serão os mesmos dos ônibus nesse período.
O ônibus para na barreira, os usuários descem e sobem em uma van, que atravessa o desvio. Em seguida, os usuários sobem em outro ônibus e continuam o trajeto até seu ponto final.
Durante a madrugada, os usuários do transporte coletivo serão levados pela empresa Fênix até a rota alternativa, onde serão transferidos para uma van para atravessar o desvio e subirão em outro ônibus para chegar em seu destino. Os horários de partida serão os mesmos dos ônibus nesse período.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, pede desculpas a todos que venham a enfrentar esse transtorno, mas avisa que “as obras e esses percalços são temporários e depois fica o ganho permanente para toda a sociedade”.
A interdição deve ocorrer durante cerca de 60 dias. Em eventuais vésperas de feriado não haverá interdição.
Novo acesso
Além da duplicação do início da Avenida Brasil, a obra contempla, em sua totalidade, o calçamento da Rua Barra Velha e a construção de Passeio Público e Ciclovia até a Ilha das Cabras.
Um dos aspectos mais significativos do projeto é a construção de calçadas acessíveis ao longo de todo o percurso. Essa medida visa garantir a mobilidade e a segurança de todos os pedestres, especialmente os com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, a inclusão de uma nova ciclovia, que se estenderá da Praça do Mapa, na Barra Velha, até a Praia da Ilha das Cabras, representa um passo importante para a promoção da mobilidade sustentável, estimulando o uso de bicicletas como meio de transporte alternativo, saudável e sustentável.
A professora Marcelly da Graça Abreu de Brito Galvão mora no sul da ilha e afirma que visualizar uma obra como essa é muito gratificante, principalmente para quem mora na região. “Vai melhorar bastante a mobilidade aqui no sul, trazendo mais infraestrutura. O turista também ganha um melhor acesso às praias e, visualmente, está ficando muito bonito”.
Confira os itinerários com mudanças de rota:
Balsa – Borrifos
1h
Borrifos – Balsa
1h
2h
Balsa – Veloso
4h20
Veloso – Balsa
4h40