Obra do píer do Cabaraú em Ilhabela é concluída com piso metálico de plataforma de petróleo e iluminação em LED
A obra do píer do Cabaraú, um dos mais belos locais para contemplar o pôr do sol em Ilhabela, foi totalmente concluída nesta semana. O local foi inaugurado em 2016, mas foi abandonado por gestões posteriores.
No final de 2023, o píer foi aberto ao público, contudo ainda faltava a finalização do piso metálico e demais acabamentos. Agora, o local pode ser visitado por famílias e turistas que buscam lazer e observação de animais marinhos, além de pescadores que utilizam a área para o esporte.
“Eu e minha família utilizamos o espaço por diversas vezes para o banho de mar e alternativa à praia das conchas, mas quem usa mesmo são os pescadores, que movimentam o local todo dia, principalmente no final de tarde e à noite”, conta o morador de Ilhabela Murilo de Castro Santos.
O píer do Cabaraú também será um dos terminais de embarque e desembarque do Aquabus futuramente. “Além de ser uma estrutura importante para o turismo e lazer, essa obra foi pensada e executada para durar, pois será utilizada diariamente para o transporte de passageiros do Aquabus. O trajeto inicial será entre a balsa e o Perequê, mas o Aquabus também vai atender aos moradores do Sul na segunda etapa, que vão utilizar o píer para o deslocamento diário”, explica o secretário de Obras e Planejamento Urbano de Ilhabela, Flávio Miranda.
Materiais resistentes
A nova estrutura do píer foi totalmente recuperada, com bases em concreto armado e um novo deck de madeira. Próximo ao mar, a madeira foi substituída por piso em aço galvanizado, do mesmo tipo utilizado em plataformas de petróleo. Já o guarda-corpo foi substituído e feito em aço inoxidável. Essas melhorias garantem maior vida útil e resistência aos danos. A área ainda recebeu iluminação em LED, tornando o espaço convidativo para uso até mesmo à noite, característica especialmente importante para os pescadores.
Outros píeres da cidade também receberam atenção especial da Prefeitura, com melhorias como a troca de peças danificadas, reforço nos guarda-corpos, iluminação e aplicação de verniz nas peças de madeira. No Sul, o píer da Praia Grande foi entregue totalmente revitalizado no mês de maio. Na mesma região, também seguem recebendo melhorias os píeres da Feiticeira e do Portinho; Engenho D’Água, no Centro; e Ponta Azeda e Armação, ao Norte.
Até o ano de 2009, Ilhabela contava com apenas três píeres – Perequê e Vila, feitos pelo Governo, e o da Feiticeira, que era uma propriedade particular e foi desapropriado pelo município.
Homenagem
O Píer do Cabaraú recebeu em 2016 o nome de Antônio Baltazar de Lorena, que era conhecido como Seu Baltazar, falecido em maio de 2006 aos 95 anos. Ele teve 10 filhos e dedicou sua vida à pesca. Em 1939, foi chamado para a guerra, mas foi afastado e posteriormente aposentado. Para manter sua família, continuou a fazer o que mais sabia: pescar. No local do Píer do Cabaraú, Seu Baltazar possuía um rancho, com canoas e apetrechos de pesca, na área conhecida como “Barrinha”.