Velejador de Ilhabela conquista título de ILCA 4.7 em Florianópolis
A vela de Ilhabela brilhou no último final de semana, durante o Campeonato Sul Brasileiro de ILCA 4.7. O evento foi realizado em Florianópolis, com destaque para Felipe Fridrich, que conquistou o título de Campeão Geral e venceu também na categoria Sub 16.
“Foi um bom campeonato, regatas bem disputadas e raias bem difíceis com muita onda. Foi um preparatório para o Brasileiro, que será realizado em janeiro de 2025”, afirmou Felipe.
Outro grande destaque da competição foi Claudio Spaggari, que garantiu o 9º lugar geral e o 3º lugar na categoria Sub 18. Sob a orientação do técnico Wallace “Nenê” Moreira, os atletas ilhabelenses seguem firme na preparação para o Campeonato Brasileiro.
Wallace “Nenê” Moreira, técnico da equipe, destacou a complexidade do esporte. “A vela é um esporte que exige habilidade e muito conhecimento técnico. Como técnico de vela, minha principal responsabilidade é preparar e orientar os atletas para que eles possam alcançar seu máximo desempenho, além de garantir que sigam todas as normas de segurança e aprendam as técnicas necessárias. A cada vitória ou derrota, há sempre uma lição a ser aprendida, e o trabalho do técnico é estar ao lado do atleta, guiando-o nesse processo constante de aprendizado e aperfeiçoamento”, disse.
O diretor náutico de Ilhabela, Luiz Felipe Garcêz, também comemorou o sucesso dos atletas locais. “É uma grande honra ver nossos velejadores se destacando em competições de alto nível, como o Sul brasileiro. Isso reforça a qualidade do trabalho desenvolvido na Escola de Vela e o potencial de nossos atletas. Isso só reforça Ilhabela como referência nacional na vela”, destacou.
O sucesso desses jovens talentos reflete o contínuo investimento da Prefeitura de Ilhabela na vela, incentivando o surgimento de novos atletas e reafirmando a vocação do arquipélago como a capital nacional da vela. O secretário de Esporte e Lazer, Felipe Nascimento, também ressaltou a importância do investimento contínuo no esporte. “A vitória de Felipe Fridrich e o desempenho de todos os atletas demonstram o excelente trabalho realizado pela nossa Escola de Vela. O município segue firme no compromisso de apoiar o esporte e criar condições para que nossos atletas alcancem novos horizontes. Ilhabela se consolidando como um polo de vela no Brasil é resultado de muito esforço e dedicação de todos os envolvidos”, afirmou.