Guarda-vidas temporários contratados pela prefeitura aumentam segurança nas praias de São Sebastião
Os 39 Guarda-Vidas Temporários (GVTs) contratados pela Prefeitura de São Sebastião já estão atuando nas praias do município. Na última segunda-feira (18), o grupo foi recepcionado pelo prefeito Felipe Augusto como parte da formatura do curso.
Até o Carnaval, eles vão integrar o Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) e levar mais segurança às praias de Barra do Una, na Costa Sul, até a Cigarras, na Costa Norte.
Durante a formatura, os GVTs Matheus Maes Baesse, Pedro Serraivo Barbosa e Michel Santana Santiago, foram homenageados por terem se destacado durante o treinamento em primeiro, segundo e terceiro lugares respectivamente.
Já o jovem Paulo Doretto, de 18 anos, foi o orador da turma e destacou a importância da união do grupo e como foi importante estar junto.
“No GVT, no esforço de dentro de nós, dentro de cada um de nós, há uma enorme força que não aparece normalmente. É essa força que me fez aguentar uma dor, que em qualquer situação me faria parar. O nome dessa força? Camaradagem. Eu devo o meu aprendizado, o meu crescimento a vocês”, comentou Doretto.
Ao falar com os formandos, o prefeito Felipe Augusto destacou a importância do serviço dos guarda-vidas que não estão apenas aptos para atender nas águas, mas preparados para atender a qualquer momento.
“Vocês são os nossos heróis. No momento da tragédia do ano passado, muitos de vocês se dedicaram a salvar vidas e isso foi muito importante”, destacou o prefeito.
Ele ainda antecipou para o alerta de uma temporada de chuvas, provavelmente, uma das maiores da história que deve estar por vir. “Teremos também a maior temporada de verão. Com a libertação do Contorno Sul, com certeza, teremos mais movimento de turistas e o trabalho de vocês nessa temporada deverá ser intenso. Peço a Deus que proteja pela vida de cada um de vocês porque eu sei que vocês estarão zelando pela vida de todos aqueles que estiverem nas praias sob sua responsabilidade. Que Deus abençoe cada um de vocês”,
Durante o curso de formação, os guarda-vidas participaram de aulas práticas e teóricas sobre os protocolos técnicos da profissão, abrangendo temas como oceanografia, uso de equipamentos de salvamento, salvamento aquático, técnicas de recuperação de afogados, atendimento pré-hospitalar, entre outros.
Nesta temporada, o trabalho contará, ainda, com o reforço de lanchas, jet skis, quadriciclos, equipamentos como câmera térmica, entre outros.